O corsage nada mais é do que um mini buquê de flores dado para as madrinhas, damas de honra e até mesmo para as mães da noiva e do noivo. Um mimo para mostrar que você noivinha lembrou delas nesta ocasião tão especial e frequentemente em países como os Estados Unidos e Inglaterra para diferenciar estas pessoas tão especiais sem ter que padronizar os vestidos das mesmas.
Nos Estados Unidos, é tradição em bailes de formatura: os rapazes darem um corsage de presente para as garotas, simbolizando respeito e consideração.
Em casamentos, ele é usado normalmente no pulso, porém nada impede que esse seja usado no cabelo ou preso na própria roupa.
Em casamentos, ele é usado normalmente no pulso, porém nada impede que esse seja usado no cabelo ou preso na própria roupa.
O simbolismo do corsage é lindo! Essa é uma maneira de evidenciar as mulheres especiais para o casal ou para a noiva. Na realidade, está mais ligado às mulheres “do coração” para a noiva que para o casal propriamente. Assim como, o noivo coloca a flor na lapela nos seus padrinhos (os homens especiais para o noivo).
Claro que o cortejo do casamento já é composto por pessoas muito especiais, mas essa é uma comunicação visual disso. Um gesto de gratidão pelas mulheres especiais, destacando que elas não são meras convidadas, mas pessoas muito especiais na vida da noiva. Eu gosto desse simbolismo.
A confecção do corsage fica sempre como responsabilidade da noiva. E além de flores, você também pode inovar com materiais diferentes, como tecido, papel, rendas e pedrarias. O tamanho do corsage fica sempre a critério da noiva, mas geralmente não são muito grandes, mas ricos em detalhes.
Para prende-lo no pulso, geralmente utiliza-se fita de cetim ou renda, sempre delicada e com as pontas soltas, dando um toque mais feminino a mais para cada uma.